terça-feira, 4 de dezembro de 2012

2º Domingo do Advento- "Preparai o caminho do Senhor"


                                                        Prezados irmãos e irmãs:

“Preparai o caminho do Senhor”. Estas palavras, do Livro de Isaias, capítulo 40, são utilizadas pelo evangelista Marcos, no início de seu Evangelho, enfocando a pessoa de João Batista. Como precursor imediato de Jesus, o filho de Isabel e Zacarias praticava o ritual do batismo, como conversão. Os “convertidos”, então, estariam preparados para acolher e entender a mensagem do Cordeiro de Deus.

Seguir o exemplo do precursor do Cristo, deve ser nossa meta nesse Advento. João Batista tinha como características marcantes, a humildade, simplicidade e fortaleza de espírito. Quer seja nas aparências externas, quer seja interiormente. Mesmo concebido em Isabel por intervenção divina, nunca quis ser maior, apenas servo: “depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu...” E que serviço ele prestou. Mereceu elogios de Jesus. Pudera sermos elogiados também pelo Senhor: “Servo bom e fiel, foste fiel nas pequenas coisas, muito lhe será confiado...”

Preparemo-nos para a chegada do Senhor. Eis nossa tarefa: amar, simplesmente, amar. Simples, assim. Amando, seremos realmente imagem e semelhança do Criador. Amando, seremos coadjuvantes de Jesus no Projeto da Salvação.

Aguardar e nos preparar, sim; ansiar, nunca. A segunda leitura nos alerta para a ansiedade que nos pode ser prejudicial, pecaminoso: o Senhor não tarda a chegar, porém, não sabemos quando. “... para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos é como um dia...” Não nos cabe prever o fim dos tempos, a parusia - segunda vinda de Cristo. Somente o Pai sabe. “... é que Ele está usando de paciência para convosco, pois não deseja que ninguém se perca” (cf. 2Pd 3, 8-14).

Ao mesmo tempo que devemos nos precaver da “previsão do futuro”, nunca esqueçamos que o Senhor nos deixou o sacramento da Eucaristia. Em cada celebração da missa Ele se apresenta a nós, transubstanciado em ofertas singelas – pão e vinho, frutos do trabalho do homem e da mulher, como memorial de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Dizemos: “O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!”. E a vida eterna? Podemos participá-la imediatamente, praticando a caridade entre nós.

Fomos batizados com o Espírito Santo. Sabem o que isso significa? Renascer, assumir compromissos, praticar a justiça, conversão, instaurar um mundo mais digno. Sermos sementes boas, mesmo se vivido em meio às ervas daninhas: crime organizado, tráfico de drogas, crescente violência social...
No Natal, Deus se faz humano. Não precisava ser. Mas quis sê-lo para nos ensinar como devemos ser (cf. carta de São Paulo aos Filipenses 2, 1-11).

O Senhor te abençoe e te guarde!
O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti!
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz.
Até a próxima!

Padre John Raju Nerella
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz de Ibiporã

Nenhum comentário:

Postar um comentário