quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Formação: Os Tempos Litúrgicos


a) Advento: A palavra tem origem do latim, Adventus, que significa “vir ao encontro de”. Do grego, Parusia, que, para aquela civilização, designava a vinda das estátuas dos deuses gregos ao encontro do povo. No vocabulário cristão, esta palavra designa o retorno de Cristo no final dos tempos. Aí se encontra o sentido profundo desse tempo, a espera, ao mesmo tempo, pelo nascimento do salvador e pela volta gloriosa e definitiva. Assim o advento é um tempo de preparação para o grande dia do nascimento do Cristo. Da mesma forma como o povo de Israel esperava ansiosamente pela vinda do messias e clamava a Deus para que o enviasse logo, nós também clamamos por um novo nascimento de Jesus e pela sua volta. Por isso, é um tempo de recolhimento e penitência, embora seja menos austero que a quaresma. Os personagens bíblicos em destaque, durante esse tempo, são: Isaias, João Batista e Maria. Este período inicia-se quatro semanas antes do Natal, abrindo o ano litúrgico, e termina no dia 24 de dezembro. Em sinal de penitência, usa-se a cor roxa, não devem ser entoado o Aleluia e o glória não é cantado. Alguns liturgistas defendem a tese de que, por ser um tempo menos austero do que a quaresma, o Aleluia pode ser cantado e deve-se optar pela cor rosa. A opção deve ser feita de acordo com a realidade de cada paróquia, que se organizará de acordo com a orientação do seu pároco.
b) Natal, Epifania e Batismo de Jesus: Essas três festas celebram toda a riqueza do mistério de Deus feito homem, sendo, a primeira, considerada mais importante para os ocidentais, e a segunda, para os orientais. O Natal celebra o nascimento humano do Cristo e sua manifestação aos pobres, nas pessoas de José, Maria e os Pastores. Celebra-se o mistério do Deus Conosco, cai o muro entre Deus e a humanidade. A Epifania celebra a manifestação de Jesus como Filho de Deus a todas as nações, representadas pelos magos. A festa da universalidade da igreja. É celebrada no domingo mais próximo ao dia 6 de Janeiro. O batismo celebra a manifestação de Jesus como filho de Deus no início de sua missão, a qual o levará a Pascoa. É celebrado no domingo após a Epifania. Caso a festa dos Reis Magos caia nos dias 7 ou 8 de janeiro, deve ser celebrada na segunda-feira após a Epifania. O Tempo do Natal tem inicio no dia 25 de Dezembro e se estende por mais duas semanas, incluindo-se as Festas da Sagrada família e de Maria Mãe de Deus. É tempo de festa, por isso a cor usada é o branco e voltam os cantos de aleluia e o glória. Usa-se cantos próprios do Natal.
c) Quaresma: A Quaresma é tempo de preparação para “O grande Dia”, como era chamado pelos cristãos o dia da Páscoa. Por isso é um tempo propício para uma maior reflexão e interiorização, reconhecendo os próprios pecados, em busca de uma mudança profunda, de uma vida nova em cristo, que há de ressurgir na páscoa. É tempo de conversão. A Quaresma tem início na Quarta-feira de cinzas e duram quarenta dias. Quarenta, na bíblia, constitui um tempo de provação. A cor do tempo é roxa, significando penitência e conversão. Não cabe usar cantos festivos e que contenham aleluia, pois esperamos pelo grande aleluia da ressurreição. Também não canta glória. No Brasil, celebra-se a Campanha da Fraternidade, que tem cantos próprios, adaptados, a cada ano, ao tema da campanha.
d) Semana Santa: A Quaresma culmina com a Semana Santa, período em que se intensifica o sentido de penitência e recolhimento e se espera com mais fervor pela proclamação da Páscoa. A Quarta-feira santa é um dia dedicado ao sacramento da reconciliação. Também é chamada de “Quarta-Feira de trevas” e, em alguns lugares, se faz a celebração de trevas, onde a igreja reforça o sentido de penitência. Cor própria do tempo. Na quinta-feira é celebrado o Lava-Pés e a instituição da Eucaristia. Neste dia se quebra um pouco o clima de recolhimento por causa da celebração da Primeira Ceia, inclusive cantando o glória, mesmo assim, deve-se ter cuidado para não exagerar nos cânticos.  A Sexta-feira da Paixão é o ponto alto do sentido penitencial, pois celebra os sofrimentos de Jesus, desde o momento da suprema angustia até a sua morte na cruz. Neste dia, os fiéis adoram a Cruz, sinal de vitória para os cristãos. A celebração termina em silêncio, significando que a igreja silencia em sinal de espera pela ressurreição do seu esposo. Cor vermelha sinalizando o martírio de Jesus. No sábado celebra-se a Vigília Pascal, ocasião em que a igreja revive a trajetória do povo de Deus, desde a criação, passando pela promessa de Deus feita a Abraão, até o anúncio da vida nova em Cristo, culminando com a proclamação do Evangelho da Ressurreição de Jesus. Neste momento, os fiéis soltam o grito de Glória e Aleluia, proclamando a Páscoa do Senhor e assumindo uma vida nova em Cristo ressuscitado. Cor branca sinalizando o fim da quaresma (penitência) e início da Páscoa (alegria da ressurreição).
e) Páscoa: O tempo da Páscoa é um tempo de festa, vida nova. É o povo de Deus liberto do Egito, a humanidade liberta do pecado por meio da vitória de Jesus sobre a morte. Este tempo duram cinquenta dias e termina com a celebração de Pentecostes, que festeja o cumprimento da promessa de Jesus: a vinda do espírito Santo sobre os Apóstolos. A cor do tempo é branca em sinal de festa, e as músicas devem expressar o sentido de vida nova, ressurreição. Voltam o aleluia e o glória. Na celebração de Pentecostes, que encerra o tempo pascal, usam-se cantos voltados para a ação do Espírito Santo na igreja e a cor é o vermelho, simbolizando o fogo de Espírito.
f) Tempo Comum: O tempo comum é composto de 34 semanas divididas em duas partes: a primeira se inicia após o Natal e termina na quarta-feira de cinzas, início da Quaresma. A segunda parte começa após o tempo de Páscoa e termina com a festa de Cristo Rei, que encerra o ano litúrgico. Nesse período, celebram-se os ensinamentos de Jesus e as leituras variam de acordo com os ciclos dominical e ferial (anos A, B, e C nos domingos e anos par e ímpar durante a semana) como explicamos anteriormente. Todos os cantos litúrgicos são permitidos nesse período. As músicas devem ser escolhidas de acordo com a temática do Evangelho de cada dia. A cor do tempo é verde.  O último domingo do ano litúrgico celebra a festa de Cristo Rei. É a celebração da glorificação do Filho de Deus e sua proclamação como Rei e Senhor de todas as coisas. A cor é branca e os cantos devem expressar alegria. Após essa festa, segue-se a última semana do tempo comum, encerrando o ano litúrgico. No domingo seguinte, inicia-se o novo ano com o primeiro domingo do Advento.

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